Ginástica Localizada

Ginástica Localizada

Uma das mais tradicionais formas de fazer exercícios físicos é a ginástica localizada.O nome ginástica localizada é colocada pela forma como ela é feita, com os exercícios priorizando séries para cada segmento muscular ou pelos segmentos articulares.

O objetivo da ginástica localizada é aumentar a resistência muscular, servindo de base para outras atividades físicas como a musculação e exercícios aeróbicos em geral. Permite apenas um ganho pequeno de massa muscular e não um aumento acentuado proporcionado pela musculação devido ao peso utilizado nas aulas serem limitados. O principal objetivo dos exercícios localizados é melhorar a força e a resistência dos principais grupos musculares.

Durante uma aula de ginástica encontramos alunos com diferentes tipos de desenvolvimento, por isso é necessário a presença constante de um professor para orientar a intensidade do exercício para cada aluno. Assim todos vão fazer a mesma aula, mas cada um com o seu ritmo sem o risco de dores ou contusões.

A aula de ginástica localizada dura em media 60 minutos e deve ser feita pelo menos três vezes na semana, para que os efeitos benéficos sejam alcançados com sucesso.

O aluno terá um fortalecimento dos músculos de forma geral, de acordo com a variedade de exercícios realizados, incluindo exercícios com pesos. É uma ótima forma de adquirir saúde e deixar o corpo bonito.

As vantagens da localizada são muitas, entre elas a de se poderem desenvolver os grupos musculares de forma harmoniosa. Quando se usa peso livre dificilmente conseguimos isolar um grupo muscular porque os chamados sinergistas e auxiliares precisarão estar envolvidos exercendo as suas funções.

Outra vantagem é de poder atender a vários objetivos dos clientes tanto os que procuram a atividade para emagrecer, desenvolver força, resistência muscular localizada ou simplesmente atender aos apelos estéticos do momento.

Benefícios da Ginástica Localizada:

  • Melhorar a postura;
  • Se realizada junto com dieta não há diminuição de tecidos musculares, assim a massa magra é preservada e mais gordura é eliminada;
  • Ajudar a reduzir os riscos de lesões e realizar as tarefas diária;
  • Fortalece os músculos fortes protegendo os tendões e ligamentos, principalmente quando são submetidos a situações estressantes;
  • Massa muscular magra adequada;
  • Aumento de força e resistência muscular;
  • Aprimoramento da capacidade física;
  • Melhora da saúde;
  • Bem-estar emocional;
  • Melhora da auto-estima;
  • Emagrecimento.